logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Justiça americana determina redução de taxas de intercâmbio de cartões de crédito pelas operadoras, impactando mercado internacional.

COMPARTILHE

Decisão judicial obriga redução nas taxas de intercâmbio de cartões de crédito nos EUA

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) está atenta à recente decisão envolvendo as gigantes de cartões de crédito Visa e Mastercard. As empresas concordaram em um acordo histórico com os comerciantes dos Estados Unidos, colocando fim a uma disputa judicial que durava quase duas décadas em relação às taxas de intercâmbio, também conhecidas como “swipe fees”.

Segundo informações, o acordo deve resultar em uma redução de cerca de 30 bilhões de dólares em tarifas para os lojistas americanos nos próximos cinco anos. Essa decisão é vista com otimismo pela Abrasel, que acredita que ela pode servir como um precedente importante para discussões semelhantes em outros países, incluindo o Brasil.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou a importância dessa mudança e como ela pode impactar positivamente os empreendedores, especialmente os pequenos e médios estabelecimentos. Ele ressaltou que as taxas de intercâmbio têm um impacto significativo na rentabilidade dos negócios e que a redução dessas tarifas poderia tornar o ambiente de negócios mais justo e sustentável.

Para Solmucci, essa decisão nos EUA pode inspirar mudanças nas políticas de cobrança de taxas de cartão de crédito em outros países, como o Brasil. Ele mencionou a ação do Banco Central em relação aos cartões de débito e pré-pagos e como a redução das taxas poderia beneficiar tanto os lojistas quanto os consumidores.

A Abrasel convida os leitores a avaliarem o conteúdo e a contribuírem com a sua opinião sobre o assunto. A redução das taxas de intercâmbio dos cartões de crédito nos EUA pode abrir caminho para mudanças semelhantes em outros países, incluindo o Brasil, beneficiando tanto os comerciantes quanto os consumidores.

Com informações da Abrasel AL