Educação lança 5ª edição da Revista Saberes Docentes em Ação

Após dois anos de pausa, publicação reúne 17 novos trabalhos científicos de profissionais da educação

Após dois anos de pausa, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) retomará as publicações semestrais da Revista Saberes Docentes em Ação. Neste sábado (20) será o lançamento da 5ª Edição, que contará com 17 novos trabalhos científicos de profissionais da educação, abordando temas relacionados aos processos acadêmicos.

Revista Saberes Docentes em Ação.

Com atuação desde 2015 e quatro edições lançadas, o periódico acadêmico conta com registro legal, reconhecido e validado pela Biblioteca Nacional e recebe publicações acadêmicas de profissionais da rede municipal de ensino e de outras localidades do país. O foco é em publicações que reflitam sobre as práticas educacionais dentro do ambiente escolar.

Nesta nova edição, nove publicações são de profissionais de Escolas e Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) da rede municipal. Todos os trabalhos submetidos passam por análise às cegas de uma comissão editorial, constituída por professores, mestres e doutores, garantindo a lisura do processo.

Regina Buarque, coordenadora editorial da Revista Saberes Docentes em Ação. Foto: Pâmela de Oliveira / Ascom Semed

Regina Buarque, coordenadora editorial da Revista e do Núcleo de Formação Continuada da Educação Municipal, falou sobre a participação dos profissionais do Município na submissão de trabalhos.

“Participar é importante principalmente no que se refere à construção do seu currículo, uma vez que publicar em um periódico com registro legal e nacional agrega nos processos seletivos de mestrado e doutorado, além de ter seu conhecimento difundido e divulgado”, afirmou a coordenadora.

Vera Pontes, coordenadora geral de Centros e Núcleos da Semed. Foto: Pâmela de Oliveira / Ascom Semed

A coordenadora geral de Centros e Núcleos da Semed também falou da necessidade de se evidenciar as ações feitas por profissionais da rede municipal dentro do ambiente escolar.

“Nossos profissionais precisam ser mais publicizado. Há uma produção de práticas educacionais e pedagógicas que são muito significativas e que ficam apenas dentro da escola, sem um intercâmbio dessas experiências. Portanto, a revista abre esse espaço de valorização e visibilidade”, pontuou Vera Pontes.

Todas as edições da Revista Saberes Docentes em Ação estão disponíveis neste link.

Elos do Saber

O projeto Elos do Saber promove ações para os profissionais da rede, para orientar e instrumentalizar professores, coordenadores, gestores e técnicos da rede municipal para a elaboração de artigos científicos e relatos de experiências.

Para as próximas edições da Revista, o projetojá atuou na orientação de cerca de 30 profissionais de 12 unidades educacionais da rede municipal de ensino.

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed

Fonte: Prefeitura de Maceió